Blog Post

PICOLÉS, OS ANOS SEGUINTES DA SUA CRIAÇÃO

Flávio Augusto • 22 de abril de 2020

Olá Sorvenautas de plantão, cá estou para dar continuidade da história iniciada em “ Como foi criado o picolé? ”, afinal pesquisando mais detalhes da origem, acabei me aprofundando e fiquei tão encantado, que decidi compartilhar com vocês um pouquinho disso.

Para quem não leu “ Como foi criado o picolé? ”, eu recomendo fortemente, é uma leitura rápida e trará pra você o conhecimento de como chegamos nesse ponto. Agora se você já leu, vamos dar continuidade.

Para dar início, trago aqui uma imagem da patente do criador do “popsicle”, Frank Epperson. Como dito na matéria anterior, Epperson deu entrada em uma série de patentes para garantir a sua “confeitaria congelada”, e os documentos abordavam a consistência da receita, onde se ressalta “o xarope resulta em um produto cristalino de consistência em neve rígida” , o material utilizado no palito “emprego de um palito de madeira relativamente poroso, sem seiva e sem sabor” , o método de congelamento do produto “refrigeração rápida resulta em um produto mais uniforme” , tal como o formato do picolé “tubos de ensaio convencionais” .


Mas como já dito também anteriormente, passando por dificuldade financeira Epperson vendeu os direitos de sua criação para a Joe Lowe Co. "Fiquei sem dinheiro e tive que liquidar todos os meus ativos", disseEppersonmais tarde. "Eu não tenho sido o mesmo desde então."

The Lowe Co. alavancou a invenção de Epperson para o sucesso nacional e durante a Grande Depressão, a empresa lançou a versão de dois palitos do picolé para ajudar os consumidores a “esticar seus dólares”, já que a dupla da guloseima gelada era vendida por 5 centavos.

Deixo aqui um trecho traduzido da versão digitalizada de um artigo do arquivo impresso do The New York Times, de 7 de junho de 1987 , Seção 1 , Página 49 ( https://tinyurl.com/yxlvv8nm )

"O picolé de dois palitos, uma criação da Grande Depressão, tornou-se principalmente uma lembrança há um ano, em maio. Em seu lugar, nos supermercados, que respondiam por 80% das vendas, apareceu uma versão de um stick.

O fabricante, Popsicle Industries of Englewood, NJ, disse que as mães acharam o picolé duplo ''bagunçado'' e estavam '' apenas cansadas de limpar''. Crianças pequenas, ao que parecia, não conseguiam lamber rápido o suficiente em sequência alternada para evitar que um ou outro palito pingue.

A resposta dos consumidores à mudança - adultos pelo menos - é "extremamente favorável", diz Paul Kadin, vice-presidente de marketing da empresa.

Os adultos, relata ele, consomem até 50% de todos os produtos de picolé, e as vendas de picolés - 25 milhões de dúzias por ano nos supermercados - estão aumentando."

Mesmo com todo esse sucesso a Popsicle precisou enfrentar a concorrência da Good Humor, que lançou seu próprio sorvete com cobertura de chocolate em um palito e processou Lowe por violação de direitos autorais.

Dai ficou acordado em tribunal que a Popsicle poderia vender os picolés a base de água e o Good Humor poderia vender picolés a base de leite fazendo com que as duas empresas discutissem na justiça sobre as definições de sorvete ao longo de anos através de uma série de ações judiciais.

Essa rivalidade entre os dois competidores só teve fim em 1989, quando a gigante empresa de alimentos Unilever conquistou a marca Popsicle, expandindo a marca além de seus sabores frutados originais e também comprou a Good Humor.

Bom, chegamos ao fim da história do picolé, mas assim como eu, você deve estar se perguntando "e o que aconteceu o Frank, o criador do picolé?", veja só.


Epperson morreu em 1983 e está enterrado no cemitério de Mountain View, em Oakland, e sua história se mantém viva através do site oficial do picolé e também através de um livro de autoajuda cristão sobre como confiar no grande plano de Deus para sua vida.

No mais, acredito que só temos a agradecer pela aleatória invenção do menino Epperson, criada naquela noite gelada de forma despretensiosa e que se tornou um sucesso monstruoso e mundialmente consumido, os nossos queridos picolés!

Abraços Solarettíssimos!


SOBRE O AUTOR

Flávio Augusto

Publicitário de formação, amante de heróis, HQs e colecionador de miniaturas, Flávio atua a mais de 10 anos no ramo de sorvetes e é o responsável pelas formulações de sabores de sua loja, a Solaretto Sorvetes. Já conquistou diversos reconhecimentos nacionais participando de competições no setor sorveteiro. Siga no facebook ou no instagram

CONFIRA TAMBÉM

Por Equipe Solaretto 20 de outubro de 2024
Neste sábado, foi ao ar uma matéria incrível no Tem Notícia 1ª Edição, destacando os diferentes sabores de sorvetes encontrados na cidade de Itápolis, ressaltando a qualidade do artesanal. A Solaretto Sorvetes teve a honra de receber a repórter Andressa Lara e o cinegrafista Cesar Evaristo na loja, para apresentar e conversar sobre essas delícias que tanto amamos. Entre as diversas combinações que a Solaretto Sorvetes possui em seu cardápio, os destaques ficaram por conta do recém-lançado Pipoca Caramelizada ao Chocolate e, é claro, o queridinho Gorgonzola com Doce de Leite. O chef Flávio Augusto, que atualmente é o presidente da Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista (ASSIIP), ressaltou o quanto a Festa do Sorvete movimenta as sorveterias da cidade e o comércio local. Baseado nos dados levantados pela ASSIIP, Itápolis hoje produz 512 mil litros de sorvete por ano — ou seja, mais de meia tonelada dessa delícia! A matéria também mostrou as festividades que ocorreram na Praça Roberto Del Guércio, incluindo a distribuição de picolés e, claro, a tradicional competição "Quem Come Mais Sorvete", que reuniu 20 participantes este ano. O vencedor foi Anderson Rocha, da cidade de São Paulo, que devorou impressionantes 1,124 kg de sorvete em apenas cinco minutos. Assista à matéria completa clicando aqui ou aperte o play.
Por Equipe Solaretto 11 de outubro de 2024
A tradicional Festa do Sorvete de Itápolis está chegando e neste ano, será realizada excepcionalmente no dia 18 de outubro, complementando e abrilhantando a Semana do Aniversário da Cidade, que contará com uma semana repleta de eventos que prometem agradar a todos os públicos. A Festa do Sorvete, que acontece pelo quarto ano consecutivo, será realizada na Praça Roberto Del Guércio. O evento traz a famosa competição "Quem Come Mais Sorvete", cujas inscrições podem ser feitas a partir das 17h, em frente ao palco. Além disso, a partir das 20h, o público poderá desfrutar de dois grandes shows. A famosa dupla sertaneja Diego e Arnaldo marcará presença na Festa do Sorvete deste ano, trazendo suas músicas românticas e animadas para todos os fãs. Conhecidos por sucessos como "Sofri em Dobro" e "Desconhecido", prometem emocionar o público com um show cheio de energia e talento. A talentosa cantora Paula Luiza também estará presente, trazendo suas músicas cativantes e envolventes. Com sucessos como "Mando um Pix" e "Palavras Cruzadas", Paula Luiza promete um show emocionante e cheio de energia. Confira a programação completa da semana e chame seus amigos e familiares para participar desta grande celebração do aniversário de Itápolis. Não perca essa oportunidade de viver momentos inesquecíveis!
SOLARETTO SORVETE NA FISPAL SORVETE 2024
Por Equipe Solaretto 15 de junho de 2024
Mantendo seu compromisso com a tradição e inovação, a Solaretto Sorvetes marcou presença nesta edição comemorativa e retornou com diversas novidades que serão implementadas em breve em suas lojas, buscando enriquecer a experiência dos clientes.
CALOR IMPACTA VENDAS NO OUTONO
Por Equipe Solaretto 26 de maio de 2024
No dia 23 de maio, o Tem Notícias 2ª Edição, noticiou que a alta temperatura do mês vem trazendo crescimento nas vendas de sorvete. Esse crescimento foi tão grande que até faltou o produto em Itápolis e as empresas precisaram reforçar o quadro de funcionários para aumentar a produção.
Show More
Share by: