FAZ MAL TOMAR SORVETE NO INVERNO?
Flávio Augusto • 2 de agosto de 2018

Com a chegada do inverno aquela velha frase volta assombrar as nossas vidas e deixar todo mundo com o pé atrás. Começamos ouvindo as frases mais famosas "Não vai tomar sorvete no frio que faz mal heim?" ou aquela clássica "Tomar sorvete no inverno vai te dar dor de garganta", mas e aí? Será mesmo que tomar sorvete no inverno faz mal ou irá lhe proporcionar uma dor de garganta?
Então vamos lá, para iniciar essas respostas primeiramente precisamos analisar o sorvete e entender que os tradicionais sorvetes de massa, gelatos, sorvetes premiuns, gourmets e até mesmo os picolés que você encontra aqui em nossa loja são alimentos completos, pois ao se trabalhar com matérias primas de boa qualidade e frutas selecionadas, todas as propriedades nutricionais desses alimentos são conservados no sorvete, ou seja ele é um complemento alimentar de alto valor nutritivo, pois nele, estão presentes açúcares, gorduras, proteínas, cálcio, fósforo, vitaminas A, C, D E, K, B1, B2, B6 (sofrendo variações devido a propriedade nutritiva de cada sabor), entre outros minerais, ou seja, o sorvete pode e deve ser consumido em qualquer estação do ano.
Para você ter uma ideia, o inverno e o sorvete se dão tão bem que mesmo tendo um inverno muito mais rigoroso, a Europa responde por 40,1% do valor de mercado global de consumo dessa maravilha.
Com a primeira dúvida já sanada vamos agora para a nossa segunda questão. Consumir sorvete causa dores de garganta?
É fato que esse questionamento não vem de hoje e muitos estudos já foram realizados, mas até o momento não há nenhuma doença cientificamente associada ao consumo de sorvete.
Embora o número de casos de resfriados, gripes e dores de garganta cresçam durante o inverno, não há relação com o consumo de sorvete nesse período e sim à baixa umidade, à exposição ao frio sem proteção suficiente e também pela poluição.
Muitos especialistas afirmam que existem pessoas que são mais sensíveis e ao ingerir alimentos gelados podem sentir algum incômodo na garganta, mas o responsável pelo resfriado ou por alguma infecção na garganta advém do contato com o vírus que provocam tais reações e não a partir de um alimento gelado.
É válido ressaltar, que se faz necessário evitar o consumo de alimentos gelados quando se está com febre ou tenha algum problema respiratório iminente, pois nesses casos as defesas do organismo ficam menores e o corpo está quente.
É lógico que tudo que é consumido em exagero não faz bem e o sorvete assim como qualquer outro alimento deve ser consumido dentro de uma dieta equilibrada, mas para alegria geral, fique tranquilo, consumir sorvete em temperaturas mais baixas não dá dor de garganta e também não faz mal para nossa saúde, é apenas um mito.
É ai? Já garantiu o seu sorvete de hoje?

SOBRE O AUTOR
Flávio Augusto
Publicitário de formação, amante de heróis, HQs e colecionador de miniaturas, Flávio atua a mais de 8 anos no ramo de sorvetes e é o responsável pelas formulações de sabores de sua loja, a Solaretto Sorvetes. Já conquistou diversos reconhecimentos nacionais participando de competições no setor sorveteiro. Siga no facebookCONFIRA TAMBÉM

Neste sábado, foi ao ar uma matéria incrível no Tem Notícia 1ª Edição, destacando os diferentes sabores de sorvetes encontrados na cidade de Itápolis, ressaltando a qualidade do artesanal. A Solaretto Sorvetes teve a honra de receber a repórter Andressa Lara e o cinegrafista Cesar Evaristo na loja, para apresentar e conversar sobre essas delícias que tanto amamos. Entre as diversas combinações que a Solaretto Sorvetes possui em seu cardápio, os destaques ficaram por conta do recém-lançado Pipoca Caramelizada ao Chocolate e, é claro, o queridinho Gorgonzola com Doce de Leite. O chef Flávio Augusto, que atualmente é o presidente da Associação do Setor de Sorvetes de Itápolis e Interior Paulista (ASSIIP), ressaltou o quanto a Festa do Sorvete movimenta as sorveterias da cidade e o comércio local. Baseado nos dados levantados pela ASSIIP, Itápolis hoje produz 512 mil litros de sorvete por ano — ou seja, mais de meia tonelada dessa delícia! A matéria também mostrou as festividades que ocorreram na Praça Roberto Del Guércio, incluindo a distribuição de picolés e, claro, a tradicional competição "Quem Come Mais Sorvete", que reuniu 20 participantes este ano. O vencedor foi Anderson Rocha, da cidade de São Paulo, que devorou impressionantes 1,124 kg de sorvete em apenas cinco minutos. Assista à matéria completa clicando aqui ou aperte o play.

A tradicional Festa do Sorvete de Itápolis está chegando e neste ano, será realizada excepcionalmente no dia 18 de outubro, complementando e abrilhantando a Semana do Aniversário da Cidade, que contará com uma semana repleta de eventos que prometem agradar a todos os públicos. A Festa do Sorvete, que acontece pelo quarto ano consecutivo, será realizada na Praça Roberto Del Guércio. O evento traz a famosa competição "Quem Come Mais Sorvete", cujas inscrições podem ser feitas a partir das 17h, em frente ao palco. Além disso, a partir das 20h, o público poderá desfrutar de dois grandes shows. A famosa dupla sertaneja Diego e Arnaldo marcará presença na Festa do Sorvete deste ano, trazendo suas músicas românticas e animadas para todos os fãs. Conhecidos por sucessos como "Sofri em Dobro" e "Desconhecido", prometem emocionar o público com um show cheio de energia e talento. A talentosa cantora Paula Luiza também estará presente, trazendo suas músicas cativantes e envolventes. Com sucessos como "Mando um Pix" e "Palavras Cruzadas", Paula Luiza promete um show emocionante e cheio de energia. Confira a programação completa da semana e chame seus amigos e familiares para participar desta grande celebração do aniversário de Itápolis. Não perca essa oportunidade de viver momentos inesquecíveis!